PERFIL

NÃO SOU APENAS O QUE FIZ OU DEIXEI DE FAZER
NÃO SOU UM AMONTOADO DE ATIVIDADES PROFISSIONAIS
SOU MUITO MAIS A VIDA QUE LEVO NO RECANTO GOSTOSO DO MEU LAR
SOU FILHA, IRMÃ, MÃE, MULHER, ESPOSA, AMIGA E DONA DE CASA
SOU BRASILEIRA
MINEIRA DE BELO HORIZONTE
FILHA ADOTIVA DE RIO CASCA
E MAIS UMA IMIGRANTE NO RIO DE JANEIRO
SOU TAURINA, GEMINIANA, ARIANA
SOU ACONCHEGO E A PEDRA NO SAPATO DE MUITA GENTE
TENHO UM NOME QUE JÁ MUDOU
TENHO UMA IDADE QUE MUDA TODO ANO
TENHO A MINHA PRÓPRIA RELIGIÃO E O MEU PRÓPRIO ESTADO CIVIL
TENHO UM JEITO DE SER QUE É SER MUITA COISA AO MESMO TEMPO
SEM, NO ENTANTO, DEIXAR DE SER EU MESMA


MAS, SE O MEU PERFIL PROFISSIONAL FOR MAIS IMPORTANTE QUE MEU PERFIL HUMANO
E FOR NECESSÁRIO RELATAR UM POUCO DO QUE FIZ, FAÇO E FAREI
SAIBA QUE...

NÃO ACREDITO QUE UM TÍTULO FAÇA UMA PESSOA, MAS O CONTRÁRIO.
NÃO ACREDITO QUE EU SEJA UMA PESSOA SÓ, MAS MUITAS QUE FUI E AINDA HEI DE SER.
APOIAR-ME EM TÍTULOS ME INCOMODA, GOSTO APENAS DO APRENDIZADO QUE TRANCENDE ESTE PAPEL QUE NADA PROVA, APENAS, NOSSA VAIDADE.
SE SOU ALGUMA COISA, SOU MUITO MAIS E MUITO MENOS DO AQUILO QUE DIGO SER.
MAS, SE FOR NECESSÁRIO APRESENTAR ALGUMA COISA...


      Sou psicóloga, Bacharel Licenciada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais desde julho/1989. Possuo várias formações afins em outras instituições educativas, no entanto, os clientes que atendi depois de formada e as pessoas sábias e complicadas que cruzaram meu caminho me ensinaram muito mais do que qualquer escola ou curso que tenha feito.
        Atualmente exerço as minhas atividades profissionais no Tear (Espaço de Terapia e Arte) do Rio de Janeiro e de Rio Casca MG. Para chegar até aqui, trilhei uma longa caminhada. Cada lugar por onde passei, vivi uma experiência diferente; e a cada experiência fui me fazendo e refazendo continuamente.  Segue abaixo, um breve resumo desta caminhada. 
Atuei em várias áreas de saúde e educação. Além de ser uma das fundadoras da APAE de Abre Campo MG, trabalhei como psicóloga, coordenei e supervisionei o trabalho de algumas escolas especiais, dentre elas, a APAE de Rio Casca MG, criando e coordenando vários projetos de integração da pessoa portadora de dificuldades especiais junto à comunidade. Atuei também junto as escolas públicas atendendo crianças com distúrbios de aprendizagem e orientando professores. Descobri, nesta época, que o maior distúrbio de aprendizagem pertence às nossas instituições educativas. Conheci uma educação que deseduca e tenta transformar sujeitos em fantoches de um sistema caótico e falido. A necessidade de mostrar falsos gráficos do progresso da mesma em nosso país é bem maior do que a necessidade de formar cidadãos conscientes.
Fui membro da “Comissão Técnica de Classificação Penal” do município de Abre Campo MG, atuando como psicóloga na avaliação da progressão de regime cedida aos presos desta comarca. Pude perceber que antes de se tornar presidiário, o sujeito cria o seu próprio cárcere aprisionando a sua consciência nos porões de uma vida fria e vazia de sentimentos capazes de libertar a sua alma.
Trabalhei com saúde pública durante 10 anos, criando e coordenando o Programa de Saúde Mental do SUS (Sistema Único de Saúde) e do PSF (Programa Saúde Família) de Rio Casca MG. Convencer a população de que as psicoterapias são mais eficientes do que os psicotrópicos, não foi uma tarefa fácil. Mais difícil ainda, foi convencer os poderes públicos. Coordenei também, o SISVAN (Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional) deste município. Descobri que miséria é muito mais do que falta de dinheiro e que a fome do corpo é mais fácil de ser combatida do que a voracidade e a gula do sistema. Combater a desnutrição dos recursos financeiros foi mais difícil que combater a desnutrição infantil. A criatividade e a nossa entrega foram os alimentos mais importantes no combate à desnutrição em todos os âmbitos.
Fui Secretária de Saúde do município de Rio Casca durante a gestão 1996/2000. Durante minha gestão como secretária de saúde criei juntamente com meu precioso grupo de colaboradores, várias equipes de PSF e programas variados de saúde. Tornamos um marco importante na história de saúde deste município. Descobri que é possível fazer uma política de saúde desde que não se tenha comprometimento político com candidatos e que a política suja de nosso país sempre será a maior doença a ser combatida.
Criei em 1997 o programa semanal de rádio “Gente Viva” levando informações e orientações sobre Saúde Mental à população do município de Rio Casca MG. Conscientizar criou polêmicas que mexeram e remexeram com as certezas e incertezas de muita gente.
Sou Acupunturista pos-graduada pela ABACO - Rio de Janeiro. O casamento da Medicina Tradicional Chinesa com a Psicologia que tanto amo ampliou significativamente o meu universo de conhecimentos e possibilidades de atuação. Creio que a compreensão do ser humano seria infinitamente maior se as ditas Ciências saíssem de seus casulos, unindo-se num casamento onde haja espaços para a integração entre suas semelhanças e diferenças.
Sou professora de Yoga, formada pela Pró-Reitoria da Universidade Federal de Ouro Preto MG e o Shivam Yoga Center. Percebi através desta formação que há muitas pessoas fazendo yoga e poucas compreendendo e vivendo o mais importante – sua filosofia.
Como Terapeuta Holística, possuo formação em Florais, Massoterapia, ReiK, Cristalterapia, Cromoterapia, Astrologia, Aromaterapia, Bioeletrografia (Fotografia Kirlian), Barras de Access e MTVSS. Estas terapias me ajudaram a compreender e atuar numa outra dimensão do ser humano que as ditas ciências ainda ousam rejeitar.
Sou escritora e autora de alguns livros, dentre eles, o “Cardápio da Alma” e os  livros virtuais "Nós - Desate os seus", "Toques Póeticos", "Histórias que Curam", "Circo das Cordas" . Acho mais fácil escrever do que vender livros. O Brasil conta com ótimos escritores, mas nem sempre estes possuem um lugar reservado nas prateleiras do mercado, ou "marcado" propriamente dito.
Fui uma das fundadoras e ex-presidente da Academia de Letras de Rio Casca MG (ALER). Produzi e participei com algumas obras do primeiro livro de poesias desta academia. Incentivar a cultura neste país é como plantar uma árvore que demora décadas para alcançar a maturidade.
No início de minha carreira escrevi vários artigos para jornais levando informações e orientações a população. Dei-me conta que a leitura era um excelente recurso para quem sabia e gostava de ler, no entanto, grande parte não gostava, não conseguia interpretar, não tinha acesso aos jornais ou era analfabeto. Mas, nem por isso deixei de escrever, e hoje utilizo um recurso que na minha infância e na minha adolescência pareceria mais uma magia do que um valioso recurso de comunicação - a internet.
Como palestrita, ministro inúmeras palestras voltadas à Saúde Mental em instituições educativas, de saúde, empresas e comunidades carentes. Comunicar será sempre um alimento para minha alma.
Criei em 2007 juntamente com outros terapeutas, o Espaço de Terapia e Arte - Tear. Atendo neste espaço pessoas de todas as idades, raças, posição social, instrução, profissão, estado civil e religião. Todas elas com uma história diferente, no entanto, com o mesmo desejo – "TeSer" a própria felicidade.
www.terapiaearte.com
tear-terapiaearte.blogspot.com