sábado, 20 de abril de 2013

Dicas para uma boa comunicação


·        Olhe nos olhos do outro
·        Posicione-se à frente/diante do outro
·        Defina a questão ou o problema
·        Espere a sua vez de falar. Não atropele a fala do outro
·        Fale pausadamente, sem pressa, com serenidade
·        Jamais grite
·        Tome cuidado com a sua expressão corporal de rejeição. Adote uma postura de receptividade e acolhimento
·        Tente aumentar o seu entendimento ao invés de simplesmente querer ganhar a discussão
·        Adeque-se ao estilo de linguagem do outro (gênero, profissão, instrução, idade)
·        Expresse utilizando todos os sentidos
·        Evite palavras genéricas e expressões vagas
·        Cheque o entendimento do outro
·        Sacrifique parte de sua autonomia pessoal oferecendo-se para ouvir e negociar
·        Ouça o outro e responda às questões levantadas
·        Tome cuidado para não ouvir apenas o que você deseja ouvir
·        Não ouça o que imagina que o outro vai dizer
·        Não ouça apenas o que você pensa à respeito daquilo que está sendo falado. Ouça também o que o outro pensa a respeito
·        Não retire da fala do outro apenas as partes que tem haver com você, que lhe emocione, agrade ou desagrade
·        Não ouça apenas o que confirme ou rejeite o seu pensamento
·        Não ouça apenas o que possa se adaptar aos seus impulsos de amor ou raiva que sentia pelo outro
·        Responda diretamente em vez de simplesmente tentar apresentar os seus próprios pontos
·        Faça perguntas relevantes
·        Evite simplesmente expressar pontos de vista, mas, tentar discuti-los
·        Pense com empatia: suspenda críticas e não formule respostas até que você tenha ouvido e entendido tudo que o outro tem a dizer
·        Expresse com clareza embasando em fatos
·        Tome cuidado com a natureza rudimentar de seus conhecimentos e com seus preconceitos
·        Procure passar a mensagem da forma como você a recebeu e não da forma como gostaria de tê-la recebido
·        Valorize a qualidade e não a quantidade do conteúdo a ser repassado
·        Admita que existem vários pontos de vista diferentes e que todos eles são partes importantes de um mesmo fato
·        Saiba que seu ponto de vista é apenas uma parte do fato
·        Aprenda a escutar o silêncio

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